SINTEC-ES celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana, enfatizando a valorização e luta por seus direitos

25/07/2023

Em 25 de julho, o Sindicato dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (SINTEC-ES) se une à celebração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, uma data significativa que busca reconhecer e homenagear a importância das mulheres negras na história, cultura e sociedade da América Latina.

Nesta ocasião especial, o SINTEC-ES expressa seu envolvimento e solidariedade com a luta e as demandas das mulheres negras latino-americanas, destacando a necessidade de ampliar o espaço de suas vozes e combater o racismo estrutural e as diversas formas de discriminação enfrentadas por elas em suas vidas cotidianas e no ambiente de trabalho.

A mulher negra latino-americana, ao longo da história, tem sido uma protagonista fundamental na construção de nossa identidade cultural, contribuindo em diversas áreas, como arte, política, ciência, esportes e em muitos outros campos. Entretanto, é essencial reconhecer que elas também enfrentaram e ainda enfrentam inúmeras barreiras que limitam suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

O SINTEC-ES ressalta a necessidade de uma sociedade mais inclusiva e justa, onde as mulheres negras latino-americanas tenham seus direitos respeitados e garantidos, livremente expressando sua cultura, religião e identidade, sem o peso da discriminação ou do preconceito.

Além disso, o sindicato enfatiza a importância de programas e políticas públicas que promovam a equidade de gênero e raça, criando oportunidades e espaços para a participação ativa e representativa das mulheres negras em todos os setores da sociedade.

O SINTEC-ES reafirma seu compromisso em contribuir para a conscientização e educação acerca das questões relacionadas à mulher negra latino-americana, buscando sempre combater estereótipos, preconceitos e desigualdades, e promovendo uma cultura de respeito, valorização e inclusão.

Neste Dia da Mulher Negra Latino-Americana, o SINTEC-ES parabeniza todas as mulheres negras por sua resiliência, força e contribuições para a sociedade. Vamos juntos seguir na luta pela igualdade de direitos e oportunidades, valorizando a diversidade e construindo um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Notícia postada por: Bruno Lagaris