Projeto de criação do Conselho próprio foi encaminhado ao Congresso Nacional

06/05/2016

Mais uma conquista para os técnicos industriais e agrícolas. O Governo Federal encaminhou para o Congresso Nacional o projeto de criação do Conselho profissional dos Técnicos Industriais e Agrícolas. O projeto foi enviado dia 14 de abril pela presidente Dilma Rousseff, e desde 4 de maio tramita  pelo número PL n°5.179/2016.

Se o projeto for aprovado, mais de 1 milhão de profissionais serão beneficiados no Brasil. O Sintec-ES está presente nessa batalha desde o início e garante que os benefícios para a categoria só vão aumentar a partir da aprovação do projeto de lei.

Hoje no Espírito Santo há 21.943 técnicos registrados, o que equivale a mais de 60% do total de profissionais no sistema Confea/Crea. O conselho dos técnicos visa dar autonomia e voz aos profissionais que atualmente não tem espaço neste sistema, além de assegurar que o exercício da profissão será fiscalizado pelos próprios técnicos. Haverá políticas específicas para cada tipo de profissional, ampliação e participação dos autônomos, por exemplo.