Micro e pequenas empresas poderão contratar alunos do Pronatec

29/07/2015

O governo federal anunciou uma mudança no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o qual oferta cursos profissionalizantes e tecnológicos aos alunos de Ensino Médio da rede pública, com o objetivo de aumentar as oportunidades de qualificação e de emprego. Inicialmente o Programa abrangia somente as grandes organizações, a partir do novo modelo, agora Pronatec Aprendiz, as micro e pequenas empresas também poderão contratar jovens que estejam cadastrados no Programa.

A prioridade é para alunos em situação de risco, que tenham de 14 a 18 anos e que estejam cursando o Ensino Médio. Junto ao curso técnico que tem duração de dois anos, os jovens são inseridos no mercado de trabalho recebendo uma bolsa que varia de acordo com carga horária de 4 a 6 horas diárias. Foram contempladas a participar do programa 81 cidades que têm alto risco de vulnerabilidade entre os jovens. No Espírito Santo as selecionadas são Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. Serão ofertadas 15 mil vagas no segundo semestre de 2015.