JPTE: técnicos retornam após segunda greve

13/12/2018

Os técnicos industriais prestadores de serviços à JPTE Engenharia, nas Unidades de Tratamento de Gás dos municípios de Linhares e Anchieta, voltaram ao trabalho, depois de dois dias de paralisação nesta semana. Foi a segunda greve em menos de um mês. A categoria se encontra respaldada pela assessoria jurídica do Sintec-ES, mostrando uma fase de maior mobilização diante de possíveis descasos da classe patronal.

Inicialmente, os trabalhadores paralisaram as atividades, no último dia 23, devido ao atraso do pagamento dos salários do mês de outubro. Após o problema sanado, no entanto, os técnicos voltaram a sofrer o atraso do pagamento dos salários do mês de novembro e, ainda, do décimo terceiro. A solução encontrada em diversas assembleias, com o apoio do Sintec-ES, foi greve por tempo indeterminado.

O pagamento relativo ao mês de outubro foi normalizado graças a uma liminar expedida pelo juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho (17ª Região), Alvino Marchiori Junior, após uma denúncia protocolada pelo Sintec-ES. A Petrobras também recebeu do sindicato uma notificação extrajudicial, pedindo providências. Na última quarta-feira (12), os pagamentos dos meses de novembro e o décimo terceiro começaram a ser realizados. Os técnicos, então, voltaram aos seus postos de trabalho.

Imagem: Acervo Sintec-ES