Sintec-ES comemora conquistas para inclusão de pessoas com deficiência

26/04/2018

As organizações e associações de pessoas com deficiência estão comemorando o sucesso de suas lutas e reivindicações perante a sociedade. O Sintec-ES apoia a causa e celebra as conquistas desses cidadãos e cidadãs, que representam 46 milhões de indivíduos e, deste total, 900 mil capixabas com alguma deficiência – intelectual, visual, física, auditiva ou múltipla.

Diversas ações são realizadas para combater o preconceito direcionado às pessoas com deficiência; uma delas é o Estatuto da Pessoa com Deficiência também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Uma conquista importante na realidade local foi a formatura da primeira turma de Bacharelado em Tradução de Libras/Língua Portuguesa, em janeiro deste ano, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os bacharéis são os novos profissionais qualificados para atuar junto à comunidade surda.

No último dia 7, as entidades participaram da 13ª Romaria das Pessoas com Deficiência, na Festa da Penha, no município de Vila Velha. De acordo com os integrantes da comissão organizadora do evento, a Romaria é um momento de expressão do segmento das pessoas com deficiência no Estado. Não somente as vitórias são divulgadas, mas também as necessidades, em busca de mais justiça e cidadania. Um dos “gritos” da categoria, por exemplo, é pelo fim da redução de recursos públicos para as áreas sociais, pois o corte prejudica de forma drástica as políticas públicas que trabalham pela inclusão.

(Fotos: Comemorações da 13ª Romaria das Pessoas com Deficiência, na Festa da Penha. Cedidas pelo Fórum de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo.)