Último dia para solicitar isenção na taxa de inscrição no processo seletivo de cursos técnicos

23/10/2015

Termina nesta sexta-feira (23) o prazo para os candidatos do processo seletivo 01/2016 de cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) solicitarem a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 51. A solicitação bem como a inscrição deve ser feita pela internet, sendo que têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as últimas duas séries do ensino fundamental em escola pública, ou particular como aluno bolsista em função de carência socioeconômica.

Já para os candidatos do edital 02/2016, que oferta 172 vagas na modalidade Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) não é necessário o pagamento de taxa. Para se inscrever, o candidato deve procurar o campus de interesse e preencher ficha de cadastro, além de apresentar a documentação exigida no edital.

Ao todo, os dois editais oferecem um total de 3.946 vagas em cursos técnicos e os interessados deverão se inscrever até 4 de novembro. Metade das vagas de ambos os editais é destinada a ações afirmativas e o ingresso será no 1º semestre letivo de 2016.

Pelo edital 01/2016, são ofertadas 2.462 vagas de cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio, em que o aluno faz a formação técnica e cursa o ensino médio no Ifes; mais 1.112 vagas na modalidade concomitante, em que o aluno já está cursando o ensino médio em outra instituição e faz a formação técnica no Ifes; e 200 na modalidade subsequente, que contempla quem já terminou o ensino médio.

As vagas ofertadas no PS 01 são nos Campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Já no PS 02/2016, são disponibilizadas 172 vagas da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Podem concorrer aquelas pessoas com 18 anos ou mais que tenham o ensino fundamental completo (ou concluam até a data da matrícula), mas não tenham concluído o ensino médio. O aluno fará tanto a formação técnica quanto o ensino médio no Ifes. Os cursos do edital são oferecidos pelos campi Santa Teresa e Vitória.

Provas

As provas objetivas do PS 01/2016 estão marcadas para 29 de novembro. Para os cursos integrados e concomitantes, serão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As questões de prova para ingresso nos cursos subsequentes incluem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

No caso das vagas do PS 02/2016, do Proeja, que são ofertadas pelo Campus Santa Teresa, o processo Seletivo será realizado em duas etapas: palestra informativa e análise socioeducacional. Para as vagas do Campus Vitória, além dessas duas etapas, haverá provas.

Acesse o edital

Confira a lista de cursos por campus

Fonte: Ifes.edu.br