Sintec vai propor escala 2×2 para trabalhadores da manutenção do aeroporto

20/12/2021
Rafaela Patrício- B Hora Consultoria

O Sindicato dos Técnicos Industriais no Espírito Santo ( Sintec) está propondo uma mudança na escala de revezamento dos trabalhadores da Onet SM21 e Vanderlande, empresas que prestam serviços de manutenção no aeroporto de Vitória. A nova escala é a 2×2, ou seja, os funcionários da terceirizada trabalham dois dias e folgam dois. Atualmente a escala de revezamento é de 12×36.

A alteração na escala foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores na assembleia realizada na última sexta-feira (17) e o Sintec vai encaminhar um ofício com a proposta para a empresa ainda esta semana.
Segundo o presidente do Sintec, Dionísio Carvalho, esta escala já é praticada entre os profissionais diretos do aeroporto. “Nada mais justo que os trabalhadores de uma contratada também trabalharem na mesma escala para acompanhar os demais trabalhadores da área. Este é um anseio dos próprios trabalhadores. Com certeza a escala 2×2 deve agregar algum valor para o trabalhador porque é menos cansativa do que a que está sendo praticada”, disse Dionísio

Outra medida proposta pelo Sintec é a convenção intersindical em que as cláusulas gerais sigam a convenção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst) e o Sintec negocie o piso salarial e o reajuste com a empresa. Atualmente, a terceirizada segue duas convenções coletivas, a do Sintraconst com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) para os trabalhadores que não são técnicos e a do Sintec com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) para os técnicos.

“A intersindical vai nos dar forças para buscar um acordo melhor para o trabalhador. Nas convenções a gente tem que discutir cláusulas econômicas, sociais e benefícios. Quando a gente vai para uma reunião de negociação com mais entidades presentes a gente se sentem mais amparado”, explicou o presidente.

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE