Sintec- Es conta com 36 diretores voluntários e busca atrair jovens para o movimento sindical

13/12/2021
Rafaela Patrício- B Hora Consultoria

O Sindicato dos Técnicos Industriais no Espírito Santo (Sintec-ES) conta com 36 diretores, entre titulares e suplentes, divididos entre a Diretoria Administrativa, o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes e o Conselho de Delegados Regionais. Eles atuam voluntariamente defendendo os direitos da categoria.

Telmo Sodré faz parte do Conselho de Representantes e atua com Entidades de Grau Superior. Ele explicou que os acordos coletivos liberam os diretores para atuarem nos sindicatos recebendo a remuneração das empresas em que trabalham. Mas, como o Sintec-ES é um sindicato de categoria essa liberação não acontece e o trabalho é voluntário. “Diferentemente dos sindicatos básicos nós não temos diretores liberados para o sindicato. Todos os diretores estão trabalhando na empresa todos os dias e por isso, nós nos esforçamos para contribuir com o sindicato e aí surgi o voluntariado mesmo”.

E complementou: “fazemos isso pela causa do movimento sindical. Pela defesa dos trabalhadores. É a sensibilidade que nós temos em nos lançar nesta tarefa do interesse da melhoria das condições de vida do outro, do coletivo”.

Ele revelou que com a reforma trabalhista e o fim do imposto sindical, o número de trabalhadores sindicalizados tem diminuído. Para Telmo, essa medida ajudou a pôr fim em muitos sindicatos desonestos, mas também prejudicou aqueles que realmente atuavam na defesa dos trabalhadores.

O diretor também incentivou a sindicalização dos trabalhadores. “O profissional tem o sindicato como seu representante na defesa de seus direitos trabalhistas. Todos os trabalhadores devem procurar seus sindicatos porque o sindicato não é isso que falam, os sindicatos ficaram muito marginalizados. Tem sindicato errado como em todo lugar. Qual a família que não tem problemas? Só que você tem que participar do sindicato e do ponto de vista da legalidade, da ética e da moral mudar o que precisa ser melhorado”, afirmou.

Segundo Telmo, o Sintec-ES também tem realizado ações para aumentar a participação dos jovens no sindicato. “Visitamos os institutos de formação e as escolas técnicas para fazer palestras motivacionais para os estudantes no início dos cursos e mostramos a importância do curso que eles estão começando para a vida profissional deles. Para os estudantes que estão concluindo o curso, nós fazemos palestras de apresentação do sindicato e do Conselho Federal para aquele futuro profissional. Estamos também garimpando ali possíveis voluntários que venham se interessar pelo movimento sindical. E aí a gente estimula eles conhecerem como o sindicato funciona. Nós investimos na renovação de quadros e a juventude é de fundamental importância neste processo. Inclusive, nas eleições a gente busca mesclar a composição da diretoria com quadros experientes e quadros novos”, finalizou.