Negociação: Principais pontos da Convenção Coletiva com o SINAENCO

25/11/2021

Hoje vamos informar a vocês os principais pontos que trataremos na negociação da convenção coletiva feita com o SINAENCO, é importante lembrar que o SINAENCO vem protelando as negociações, mas como a data base é maio, deveram pagar o retroativo.
Piso salarial dos trabalhadores (técnicos industriais) referente ao tempo de serviço na empresa de 2 a 11 meses, salário de R$ 3.080,00, de 3 anos a 5 anos e 11 meses salário R$ 4.400,00, acima de 6 anos R$ 5.900,00.
As funções técnico em nível médio e segurança do trabalho atuando nas áreas industrial, saneamento, transporte, petróleo, edificações, civil, etc terão a remuneração referente ao tempo de trabalho conforme o parágrafo acima.
Niveladores, laboratoristas, Auxiliar técnico, desenhista copistas secretárias e demais níveis administrativos R$ 1.760,00, eletricistas, mecânico, soldador e topógrafo (outras atividades não exclusiva dos técnicos) R$ 2.200,00, desenhista-projetista com curso técnico de grau médio R$ 3.080,00 sem curso R$ 2.090,00, piso salarial R$ 1.540,00.
Além disso para os profissionais de nível superior com exceção dos representados pelo SENGE a remuneração ficou a seguinte:
Piso Até 2 anos e 11 meses (Junior) – R$ 3.300,00
3 Anos a 5 anos e 11 meses (Pleno) – R$ 4.950,00
6 anos acima (Sênior) – R$ 6.900,00

Pós-Graduação (Acresc.) – R$ 500,00
Mestrado (Acresc.) – R$ 800,00
Doutorado (Acresc.) – R$ 1.200,00

O auxílio alimentação/refeição será no valor de R$ 38,50 por dia trabalhado, em relação ao plano de assistência médica e odontológica queremos que as empresas se obriguem a contratar plano de assistência média e hospitalar, com custeio integral por parte da empresa.
Por fim, temos como meta firmar acordo onde as empresas proporcionarão treinamento tecnológico (aperfeiçoamento técnico) para os profissionais da área técnica entendendo-se como tal a participação em cursos ministrados pela própria empresa ou terceiros, participação em seminários, congressos técnicos ou eventos similares de interesse do setor, em parceria com o Sintec/ES (Programa de Educação Continuada).
Esses são um dos pontos que o SINTEC-ES considera importante e fundamental para negociarmos com o SINAENCO, caso a negociação continue a ser protelada, acionaremos o Ministério do Trabalho para negociação.