VOCÊ ESTA LENDO Pará recebe o II Encontro Nacional Rede ODS Brasil

Pará recebe o II Encontro Nacional Rede ODS Brasil

Notícia postada em 29/05/2017

Será realizado entre os de 8 a 10 de junho, na cidade de Belém, no Pará, o II Encontro Nacional Rede ODS Brasil. O encontro reúne multiplicadores de comum interesse, estabelecer parcerias para a realização de ações colaborativas que contribuam com a implantação da Agenda 2030.

 
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram acordados em 2015 para orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos. O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

 
Entre as atividades planejadas para o evento, será realizada uma visita técnica a uma Comunidade Ribeirinha, e almoço produzido com alimentos agroecológicos, oriundos da Agricultura Familiar, com destaque para ingredientes da rica culinária paraense. Alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição promovendo a agricultura sustentável é a base do ODS 2.

 

A Rede ODS Brasil não possui recursos financeiros próprios, por isso todas as suas atividades são realizadas de forma colaborativa. Para a realização do evento foi firmada parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), a Prefeitura de Barcarena/ PA, Ponto de Cultura Alimentar Instituto Iacitatá, Toró Gastronomia Sustentável, Concelho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) Ananindeua e Prefeitura de Ananindeua.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 08/06 (quinta-feira)
08h – Credenciamento
09h – Abertura
Breve saudação das autoridades e representantes das delegações dos estados

10h – Conhecendo a Rede ODS Brasil
Apresentação individual dos participantes. Este momento é fundamental para o estabelecimento de vínculos, pois a maioria dos participantes se conhece apenas virtualmente.

12h – Almoço
Alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável é a base do ODS 2. Por isso, o almoço será
produzido com alimentos agroecológicos, oriundos da Agricultura
Familiar, com destaque para ingredientes da rica culinária paraense.

14h – Estabelecendo conexões
Momento dedicado a troca de experiências entre os participantes que compartilham interesses em comum, almejando o estabelecimento de parcerias para a realização de ações colaborativas que contribuam com a implantação da Agenda 2030.

17h – Encerramento

 

Dia 09/06 (sexta-feira)

9h – Planejando coletivamente: Sustentabilidade financeira
12h – Almoço
14h – Planejando coletivamente: Agenda de convergência entre os estados
16h – Compartilhando responsabilidades
Composição da Comissão Nacional de Articulação e das
Coordenações Nacionais dos Grupos Temáticos ODS
17h – Encerramento

 

Dia 10/06 (sábado)
08h – Saída de Belém para Ananindeua
9h – Visita Técnica a Comunidade Ribeirinha
13h – Almoço

 

Interessados em participar do evento e/ou ofertar alguma riqueza para sua realização devem enviar e-mail para redeodsbrasil@gmail.com.

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE