Notas Sindicais – Junho de 2019

21/06/2019

MOVIMENTO GREVISTA NACIONAL

A diretoria do Sintec – ES participou dos protestos e greve geral ocorridos no último dia 14 de junho em todo o Brasil CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, CONTRA O DESEMPREGO e CORTES DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO.

Na foto abaixo, os dirigentes sindicais Miguel Madeira e Telmo Sodré se encontram logo de madrugada numa garagem de empresa de ônibus do Transcol. Na outra foto, os também diretores da categoria marcam sua presença nos protestos: Maurino Fidelis e Miguel Madeira, além das presenças dos ex-diretores Wagner e Wesley (à direita).

CONVENÇÃO COLETIVA DO TRABALHO

O presidente do Sintec-ES, Miguel Madeira, informa que já enviou proposta de reivindicações da categoria (Convenção Coletiva do Trabalho) ao Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), e recebeu ofício assinado pelo seu presidente, José Maria Silva Filho, garantindo a data-base de 1º de maio para as negociações de 2019 – 2020. O Sinaenco também informou que já foi constituída a comissão de negociação patronal e que em breve teremos o início das negociações. As negociações prosseguem.

CCT Sintec/ES x Sinduscon

A Comissão de Relações Trabalhistas do SINDUSCON-ES – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo – também recebeu as propostas da Convenção Coletiva do Trabalho 2019-2020 encaminhado pelo Sintec/ES, onde se encontra em análise para se pronunciar.

Negociação IC Supply: Sintec/ES encaminha ofício à Infraero

A contraproposta da empresa IC Supply à proposta do Sintec/ES quanto ao acordo coletivo resultou num total repúdio por parte da diretoria do sindicato. Além de terem se baseado na CCT 2016/2018 – que já expirou, a empresa desconsiderou a cobertura de Plano de Saúde para seus empregados que trabalham no Terminal do Aeroporto de Goiabeiras.

A diretoria do Sintec/ES já encaminhou à direção da Infraero, contratante desta empresa, um ofício denunciando sobre o caso e não arreda o pé de ver os direitos dos empregados respeitados. E também não descarta ação judicial nesse sentido.

DUAS VITÓRIAS PARA COMEMORAR

Duas novas vitórias em nível judicial motivam a diretoria do Sintec/ES a prosseguir na luta em prol dos direitos da categoria dos Técnicos Industriais capixabas.

A primeira refere-se à decisão do TST que confirmou que a MAGNECON TELECOMUNICACOES E EMPREENDIMENTOS LTDA. tem que pagar as contribuições sindicais para o SINTEC/ES. Essa empresa insistia em não repassar os valores descontados dos seus empregados em favor do nosso sindicato, com alegações as mais diversas – que não foram acatadas pela Justiça do Trabalho do ES.

A defesa do Sintec foi assinada pelos brilhantes advogados da categoria: SUZANA ROITMAN FARINA e BEN HUR BRENNER DAN FARINA.

A segunda vitória foi junto ao TRT/ES e refere-se a uma ação assinada pelos mesmos advogados acima contra a empresa IMC SASTE Construções, Serviços e Comércio Ltda.

A Justiça do Trabalho reconhece ser o Sintec/ES representante legal dos técnicos industriais em exercício da atividade na empresa, e que essa empresa tem que seguir a convenção coletiva de trabalho (CCT) assinada entre o Sinaenco/ES x Sintec/ES, e que, portanto, CABE À IMC SASTE O CUMPRIMENTO DE TODAS AS CLÁUSULAS RETROATIVO À CONVENÇÃO DE 2015/2016.

Uma vitória que merece entrar nos anais da história dos Técnicos Industriais do Espírito Santo.

30 anos do Sintec/ES na Assembleia Legislativa

A belíssima e emocionante sessão solene em comemoração dos 30 anos do Sintec encontra-se registrada em fotos e matéria no sítio da ALES na Internet no endereço:

https://www.flickr.com/photos/assembleialegislativaes/albums/72157709018460221 e também no sítio do Sintec no endereço: http://sinteces.org.br/sintec-ganha-sessao-solene-na-assembleia-legislativa/, como também na página do Sinteces no Facebook.

Eleição de Delegado para a 14ª CECUT

O presidente do Sintec/ES CONVOCOU toda diretoria para a Assembleia Geral no dia 29 de junho, sábado, às 8:30 hs., para eleição do delegado que representará a categoria no Congresso Estadual da CUT, o 14º CECUT.

Além da eleição do delegado, na pauta constam ainda debate e deliberação dos pontos defendidos pelo sindicato.

“A diretoria espera contar com a presença de todos, principalmente num momento crucial para nós brasileiros, sob ameaça constante de falta de compromisso político do governo de Jair Bolsonaro com as classes trabalhadoras. O momento á agora. Vamos defender nossas bandeiras!”, enfatizou o presidente do Sintec, Miguel Madeira.

ASSASSINATO DE MULHERES

É impressionante o crescimento do número de feminicídios no Brasil. Impressionante e intolerável! O que acontece com mais frequência é o homem (homem?) “não aceitar” a separação – ou um basta! – pedida pela mulher. O que deve acontecer para que o ‘mundo masculino’ perca esse machismo jurássico que só traz sofrimento para toda a família – e para a sociedade? Não podemos ficar calados. Basta, digamos todos nós, homens, mulheres, …!

FILOSOFANDO…!

Notas Sindicais: Assessoria de Comunicação/Sintec/ES – Aurélio Carlos Marques de Moura – JP 01235