NOTAS SINDICAIS – 02 DE JULHO DE 2019

04/07/2019

DIA DOS BOMBEIROS

Dia 2 de julho se comemora o Dia do Bombeiro. A data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954.

Nossa homenagem à essa corporação que arrisca suas próprias vidas para salvar as de terceiros. O Sintec/ES se congratula com esses dignos profissionais de todo o Brasil especialmente aqui do Espírito Santo.

DIRETORIA DO SINTEC/ES REALIZA ASSEMBLEIA GERAL

A Assembleia Geral aconteceu no dia 29 de junho, e elegeu um delegado titular e um suplente para representar a categoria no Congresso Estadual da CUT, o 14º CECUT, respectivamente: Miguel Madeira e Anderson.

De acordo com Miguelão, “para esse congresso, o Sintec/ES seguirá sua tradição e, entendendo esse momento crítico, tenso, de extrema importância para os trabalhadores, principalmente considerando a reforma da previdência que quer tirar direitos dos trabalhadores brasileiros. Construiremos uma mesa de debates no sindicato, semanal, temos que construir a unidade. Uma das propostas é a criação de um fórum permanente intersindical”, propõe o presidente do sindicato.

NOTA DE APOIO AOS RODOVIÁRIOS

O Sintec/ES – Sindicato dos Técnicos Industriais do Espírito Santo – vem a público externar seu total e irrestrito apoio à categoria dos trabalhadores rodoviários na luta contra o desemprego que poderá causar entre os cobradores, já que o Governo do Estado anunciou a ausência desses profissionais nos novos ônibus adquiridos pela Ceturb-GV que irão operar no Sistema Transcol com ar-condicionado.

Na contramão da história do desemprego que flagela o País, o Governo do Estado atenta contra as classes proletárias promovendo ainda mais desemprego. Um desses absurdos que deveriam ser evitados diante da realidade do Brasil.

EXPECTATIVA EM ARACRUZ

Na foto, trabalhadores do ex-contrato da JPTE/TRANSPETRO em Barra Riacho/Aracruz, momentos após a audiência na Justiça do Trabalho em Aracruz. Enquanto isso, os trabalhadores que estão há dois meses com salários atrasados, aguardam ansiosos a decisão Judicial pelo pedido requerido pelo Sintec/ES de RESCISÃO INDIRETA. (Na foto abaixo, Telmo, diretor do Sintec, com empregados da JPTE).

XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba recebe comitiva capixaba

O evento aconteceu durante o feriado de Corpus Christi, entre os dias 17 e 22 do mês de junho, em Santos, SP, e teve como objetivo debater os efeitos da Revolução Cubana em setores como Saúde, Educação e Esporte,

De acordo com Heraldo Fogos, diretor do Sintec/ES e um dos coordenadores da comitiva capixaba no evento, ”a convenção ocorre a cada dois anos e é uma realização da Associação Cultural José Martí – Baixada Santista. Este ano, o tema foi “Revolução Cubana – 60 Anos: Conquistas e Desafios”. Na convenção, realizada na sede do Sindicato dos Petroleiros, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na associação, também foram discutidos o fim do bloqueio econômico a Cuba e a devolução pelo Governo dos Estados Unidos da Base Militar de Guantánamo”, informou o sindicalista.

Durante o fórum, analistas e autoridades cubanas debateram inúmeros assuntos relacionados à Ilha: Solidariedade Internacionalista; Atualidade – 60 Anos da Revolução – Nova Constituição e Juventude; Ciência e Tecnologia; Educação e Saúde – Formação de uma sociedade mais justa; Gênero; Política – Bloqueio econômico e guerra midiática.

Para debater estes e outros temas foram convidadas as cubanas Yenisey Cruz Carreno, deputada da Assembleia Nacional do poder popular e segunda secretária da Juventude Comunista Cubana; Naomi Rabaza, vice-presidente do Instituto Cubano de Amizades entre os Povos (ICAP); e Yarisledis Medina, também do ICAP.

Participaram, ainda, os diplomatas Pedro Monzon Baratá, cônsul-geral de Cuba; Antônio Mata, cônsul cubano de imprensa; e Rolando Gomez Gonzáles, embaixador de Cuba no Brasil. O venezuelano Yhonny Gárcia Calles, coordenador do Movimento de Amizade e Solidariedade a Cuba da Venezuela, foi outro integrante das mesas de debates.

Além dos convidados internacionais, estiveram presentes a historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do histórico líder comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes, e os professores doutores Angélica Lovatto e Nildo Ouriques.

“Sindicalismo mundial precisa fortalecer sua unidade de ação”

A frase é de autoria do dirigente cubano Ernesto Freire. O sindicalismo na América Latina e Caribe foi o tema debatido, na manhã do dia 14 de junho, no Sindicato dos Marceneiros em São Paulo, por dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) com o representante da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), Ernesto Freire.

O cubano esteve na capital paulista para participar de um intercâmbio sindical. Para o presidente da central brasileira, Adilson Araújo, esta ação é fundamental para trocar experiências e pensar em uma estratégia comum do movimento sindical na região.

Freire fez uma análise sobre a atuação do movimento sindical na América Latina e Caribe e avaliou que é preciso fortalecer a unidade de ação do movimento sindical. “A única saída é a integração”, expressou o sindicalista.

 Fonte: https://portalctb.org.br/

FESTAS DE SÃO PEDRO

O padroeiro dos pescadores e primeiro papa da Igreja Católica, no dia 29 de junho muitas cidades homenagearam o santo, principalmente, nas localidades beira-mar, com procissões de barcos enfeitados especialmente para a data.

Na Serra, com feriado municipal, é tradição festejar esse dia, e além da procissão de barcos, quadrilhas e fogueiras, uma festança ao som dos tambores do Congo, em Jacaraípe, Serra. Uma procissão de barcos enfeita a baía de Vitória (foto TCE-ES).

LEMBRETE IMPORTANTE!

Dia 4 de julho tem uma rodada de negociação com o Sinaenco sobre a CCT 2019 – 2020. Aguardem mais notícias!

Trincheira de luta!

Reunião ontem dia 27 de junho, no gabinete da deputada estadual Iriny Lopes, com a presença do assessor da deputada, Rogério; da assessora do deputado federal Hélder Salomão; Laudicéia, das lideranças dos ferroviários Wagner Xavier e Weslei; e do presidente do Sintec/ES, Miguel Madeira. Tema central: Reforma da Previdência, aposentadoria em áreas insalubres e periculosas. Muito trabalho pela frente.

Notícia postada por:

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE