Movimento dos Pequenos Agricultores mobiliza sociedade para consumo de produtos agroecológicos

23/11/2016

Assegurar a produção e circulação de alimentos saudáveis, livres de produtos químicos, e melhor qualidade de vida para as famílias no campo é o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em todo Brasil.

Um dos principais objetivos do movimento é dar condições adequadas para que o pequeno produtor possa continuar trabalhando no campo, e assim garantir o sustento de sua família. No Espírito Santo cerca de 1,8 mil famílias, em 32 municípios, estão associadas ao movimento.

Através de formações técnicas os pequenos produtores recebem informações necessárias para produção de alimentos sem o uso dos agroquímicos, responsáveis por colocar em risco a saúde do trabalhador rural e dos consumidores. O uso do pacote químico também põe em risco o meio ambiente, contaminando afluentes e rios, e todas as vidas que dependem destes sistemas.

Movimento dos Pequenos Agricultores se reúne como SINTEC-ES, em Vitória

Movimento dos Pequenos Agricultores se reúne com membros da diretoria do SINTEC-ES, em Vitória

Contrariando o que é reforçado pelas empresas que fabricam os materiais químicos, o MPA tem assegurado que optar pela plantação orgânica pode ser muito mais rentável às famílias, isso graças as experiências obtidas nas unidades agrícolas, onde o uso do manejo natural garantiu uma colheita satisfatória e sem custo de produção.

Além do combate ao uso do agroquímico, o MPA tem pautado em sua luta o direito a moradia digna para às famílias camponesas, educação de qualidade e contextualizada com a realidade dos jovens e adultos que moram e trabalham no campo e a preservação do meio ambiente.

Para o MPA assegurar políticas públicas necessárias para qualidade de vida dos pequenos produtores reflete diretamente na qualidade de vida de toda sociedade. Segundo o IBGE mais de 80% da população brasileira vive em cidades. A preocupação com a alimentação saudável e sustentável é pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) que devem ser implementados pelos países do mundo até 2030, por esta razão “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” faz parte do objetivo 12.

Com a garantia de uma produção limpa e de qualidade o movimento está trabalhando para que os produtos cheguem as casas dos consumidores, através de canais de comercialização direta e com preços justos. Para alcançar este objetivo técnicos do MPA estão mobilizando sindicatos e equipamentos públicos para poder divulgar o trabalho realizado, no interior do estado.

Veja onde funciona as feiras agroecológicas:

Vitória
Shopping Vitória
Endereço: Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: segunda-feira – das 16h às 20h

Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam

Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: quarta-feira – das 15h às 20h30

Feira de Produtos Orgânicos de Jardim Camburi
Endereço: Av. Isaac Lopes Rubim – próximo à Faculdade Estácio de Sá