VOCÊ ESTA LENDO Grêmio Estudantil Rui Barbosa do IFES/Vitória promove plenária para debater sindicalização de alunos

Notícia postada em 15/04/2019

Luiz Augusto Mendonça Simões, 22 anos, morador de Vila Velha, cursando o 3º período do Curso de Segurança do Trabalho, é o presidente do Grêmio Rui Barbosa (GRB), do IFES – Campus Vitória, que fica no Bairro Jucutuquara. O Grêmio teve uma iniciativa no mínimo inusitada e inovadora: firmou parceria com o Sindicato dos Técnicos Industriais do Espírito Santo – Sintec/ES, no sentido de sindicalizar os estudantes voluntariamente. De acordo com Miguel Antônio Madeira da Silva Araújo, o Miguelão do Sintec, a proposta foi aceita com muito entusiasmo pela diretoria da instituição, mesmo porque o estatuto do Sintec já prevê inclusive a gratuidade na anuidade para todos os alunos.

Miguel, 57 anos, disse que “é gratificante ver essa juventude se preocupando em participar desde agora das lutas das categorias profissionais das quais serão membros tão logo se formem nos Cursos Técnicos que estão realizando tanto nos IFES como nas escolas particulares e estaduais. É um salto qualitativo da maior importância a tomada de consciência dessa garotada”, comemora Miguelão, que participou da mesa na Plenária do Fórum dos Estudantes Técnicos do Sintec, promovida pelo GRB, realizada no auditório do IFES, no dia 4 de abril, com ‘o objetivo de construir em conjunto um fórum que defenderá o direito dos estudantes ao primeiro emprego e a oportunidade de ter um estágio que prepare, na prática, o estudante técnico para o mercado de trabalho’.

Participaram também da mesa, o recém-eleito diretor-presidente da Unita, cooperativa de trabalho ligado ao Sintec/ES, Dionísio José de Souza Carvalho, e o presidente do Conselho Regional do Técnicos Industriais (CRT/ES), Aluyr Carlos Zon Júnior.

Miguelão falou sobre a história do Sintec, cujo início ele participou e que hoje completa 30 anos de atividade em defesa da categoria, e parabenizou os alunos que decidiram ou vierem a se decidir em trilhar o caminho de organização sindical para defender seus direitos. Disse ainda que além da gratuidade nas anuidades, todos os estudantes, assim como todos os sindicalizados, têm direito a convênios que permitem descontos nos pagamentos dos serviços prestados, como escola de línguas, por exemplo. E exortou os estudantes a participarem não só das lutas da categoria, como também das que são empreendidas pelos trabalhadores brasileiros em geral.

Dionísio, da Unita, apresentou aos alunos a nova cooperativa de trabalho do Sintec, cuja primeira diretoria foi eleita recentemente, e que está iniciando seus trabalhos. Ele falou que a Unita pode representar também mais uma opção de trabalho neste conturbado mercado de trabalho em crise no Brasil e aproveitou para alertar os perigos que estão sofrendo todos os trabalhadores brasileiros com uma grande possibilidade de perda de direitos trabalhistas e até de aposentadoria, conforme prevê projetos do novo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Aluyr Carlos Zon junior, presidente do CRT/ES, revelou que o Conselho Regional foi criado apenas no ano de 2108, quando se desmembrou do CREA, e agora podendo lutar especificamente pela legalização e promoção dos técnicos industriais, que vinham lutando há anos para terem seu próprio conselho profissional. Parabenizando o presidente do Grêmio Rui Barbosa pela iniciativa, disponibilizou duas vagas para estagiário para alunos que se sindicalizassem, cujos critérios seriam discutidos após com o presidente do GRB Luiz Augusto, que por sua vez, analisou a importância de sindicalização dos estudantes, destacou as vitórias dos estudantes organizados nos últimos anos, incluindo com mais vagas e aberturas de escolas técnicas federais, e que “sindicalizado, você garante a defesa dos seus direitos, garante a luta pelo primeiro emprego, pelo mercado de trabalho, e; principalmente, participa do desenvolvimento nacional. Afinal, sem técnico não existe desenvolvimento”, garantiu o líder estudantil.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sintec/ES: Aurélio Carlos – Reg. JP 01235 – (27) 99708-0714