Dieese completa 60 anos de atuação em prol dos trabalhadores

02/12/2015

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi fundado em 1955, a partir da necessidade do movimento sindical em obter subsídios que garantissem uma intervenção qualificada com dados e pesquisas nas mesas de negociação com o patronal.

Com ousadia e sabedoria os trabalhadores foram estruturando o Dieese levando conhecimento e formação à classe, o que ocasionou no seu fechamento pela ditadura militar. Neste período, como todos as instituições da época, o Dieese continuou o seu trabalho de forma velada, tendo como resultado a descoberta de manipulação por parte do governo dos índices de inflação. A partir dessa descoberta os trabalhadores uniram-se e iniciaram o movimento de greve geral, que fortaleceu os sindicatos e a organização dos trabalhadores.

O Dieese vem desenvolvendo ao longo dos 60 anos um excelente trabalho, tendo como meta ampliar e fortalecer sua atuação no Espírito Santo, para assegurar ao máximo os direitos dos trabalhadores. “O Dieese trabalha para todas as entidades independente de ideologia. Une todas as centrais sindicais e é uma instituição com produção para a sociedade, não só para o movimento sindical” disse José Silvestre de Oliveira (coord. de relações sindicais do Dieese).

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) completa 60 anos de atuação no país e 30 anos de atividade no Espírito Santo, em comemoração ao aniversário a Assembleia Legislativa promoveu uma sessão em homenagem ao Departamento que contou com a presença de inúmeros sindicalistas dentre eles o presidente do SINTEC-ES Bernardino Gomes.

O tempo de existência do Dieese deve-se ao excelente trabalho desenvolvido e a sua credibilidade conquistada, a unidade entre as centrais sindicais com o intuito de garantir e fortalecer as lutas dos trabalhadores. “O Dieese pertence ao movimento sindical e nós temos o prazer e a responsabilidade em assessorar os sindicatos e os trabalhadores nas negociações” disse a supervisora do Dieese Sandra Bortolon.

Mais informações:

O DIEESE é um órgão unitário do Movimento Sindical Brasileiro destinado à realização de estudos, pesquisas e atividades de educação, produção e difusão de conhecimento e informação sobre o trabalho em um contexto multidisciplinar, tendo como instrumento de análise o método científico, a serviço dos interesses da classe trabalhadora, sem prejuízo da diversidade das posições e enfoques sindicais.