Dia Mundial do Trabalhador é dia de luta

26/04/2016

O feriado de 1° de maio é mais do que um dia de descanso, o Dia Mundial do Trabalhador é comemorado em vários países para lembrar a importância das lutas trabalhistas para a conquista de direitos.

 

 

O dia foi escolhido devido à manifestação de trabalhadores nos Estados Unidos, no ano de 1886, eles buscavam, entre outras reivindicações, reduzir a jornada de 13h para 8 horas diárias. Após o movimento houve uma greve geral e trabalhadores e policiais morreram em conflito. Para homenagear todas essas pessoas que lutavam por melhores condições de trabalho, foi instituído na França, em 1889, o Dia Mundial do Trabalho.

 

 

No Brasil, a data só passou a ser oficial a partir de 1925, por meio de decreto do então presidente Artur Bernardes. A data é normalmente marcada por avanços aos trabalhadores: em 1° de maio de 1940, no governo de Getúlio Vargas, foi estabelecido o salário mínimo, já no ano seguinte, a Justiça do Trabalho foi criada para resolver as relações de trabalho e facilitar o acesso dos trabalhadores aos seus direitos.

 
É muito importante que a cada ano a data seja marcada por movimentos de luta que promovam a obtenção de melhores condições de trabalho, a equiparação de salários entre homens e mulheres, a erradicação dos trabalhos infantil e escravo.

Notícia postada por:

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE