Dia Internacional dos Direitos Humanos

11/12/2015

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 10 de dezembro de 1948, visando proteger os direitos fundamentais a todos os indivíduos. Segundo o Artigo 1° da Declaração “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

 

Muitos direitos ainda são violados e negados por mais que existam leis para garantir os direitos humanos. Isso ocorre principalmente a grupos considerados minorias sendo negado a estes o acesso à moradia, à alimentação, à saúde, à proteção legal ou até à vida.

 

De acordo com o Mapa da Violência o Espírito Santo é o segundo estado no Brasil que mais mata jovens, são 140,6 assassinatos para cada 100 mil habitantes, em sua maioria do sexo masculino e negros, em se tratando das mulheres os números são ainda piores, Vitória é a capital com o maior número de feminicídio do Brasil, são 11,8 para 100 mil mulheres. Citamos alguns exemplos que nos mostram que ainda é preciso fazer muito para que condições básicas e fundamentais sejam asseguradas aos cidadãos.

 

Desde 1950 é comemorado no dia 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a data é de grande relevância à sociedade, pois lembra a luta constante de grupos que buscam a igualdade, a liberdade, a garantia da vida e toda forma de promoção de direitos.

Notícia postada por:

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE