Crescimento da violência é motivado pela ação da PM e superlotação nos presídios aponta relatório

13/01/2017

A brutalidade da Polícia Militar no Brasil é um dos maiores motivadores para o crescimento da violência no país, é o que aponta o Relatório Mundial de Direitos Humanos 2015 da Human Rights Watch.

Segundo o relatório, em 2015 a Polícia Militar matou mais de 3 mil pessoas em todo país, um aumento de quase 40% se comparado ao ano anterior. Só no Estado do Rio de Janeiro 569 pessoas morreram em operações policiais, os registros destas mortes tem como resultante os confrontos com criminosos, no entanto, muitas vidas são tiradas com o uso ilegítimo da força. Em muitos estados militares são acusados de participar de chacinas e grupos de extermínio.

Outro agravante da violência no país são as condições das cadeias, que enfrentam graves problemas de superlotação, em junho de 2014 o número encarcerados ultrapassou 600 mil, mais 60% da capacidade oficial das prisões. A superlotação e falta de profissionais qualificados comprometem o controle dos presídios pelo Estado, e permite a vulnerabilidade dos detentos à violência e às facções criminosas. Em uma cadeia em Pernambuco os presidiários possuem as chaves das celas e controlam a prisão.

O direito a libertada de expressão e da impressa é comumente violado pelo Estado e seus agentes. No Congresso Nacional circular para votação um projeto que criminaliza manifestantes e movimentos sociais, que podem passar a ser processados como terroristas. A impressa também é vítima da violência gerada pelo Estado, nos últimos cinco anos 17 jornalistas perderam a vida por motivos relacionado ao seu trabalho, 7 só em 2015, pelo menos dois foram torturados antes de serem assassinados. Todos haviam publicado informações sobre casos de corrupção e outros crimes, ou criticado políticos locais.

Os dados apontam que o aumento da criminalidade está diretamente ligado a violência cometida pelos agentes de repressão do Estado. A PM realiza operações nas favelas e periferias com uso abusivo da força, o que gera revolta e em muitos casos revide. Neste ciclo de violência o policial também se torna vítima, pois o criminoso consciente de que pode ser assassinado pela PM parte para o confronto violento, o saldo desta guerra foi de 393 policias mortos no país em 2015.

Acesse o relatório da Human Rights Watch aqui.