Conselho dos Técnicos obtêm a primeira vitória para ser aprovado

01/12/2016
Técnicos industriais e agrícolas obtiveram uma grande vitória com a aprovação na Comissão de Trabalho, do Projeto de Lei 5.179/2016 que cria o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos, separando as categorias do sistema Confea e Crea.
A proposta foi aprovada no dia 30 de novembro, na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos Industrias do ES, Bernardino José Gomes, “foi um dia muito difícil, que ficou para a história. Houve muito trabalho e dialogo para conseguir o quórum regimental, por ser feriado no Distrito Federal”, comentou. O objetivo do PL é de emponderar os profissionais na qualificação das atividades e no reforço ao ensino técnico.
whatsapp-image-2016-11-30-at-15-50-40
A deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), relatora do projeto, reforçou que a decisão tomada nesta quarta-feira é um marco histórico para as categorias: “O Projeto de lei que cria o Conselho dos Técnicos é uma grande vitória para os profissionais (industriais e agrícolas) que há anos buscam reconhecimento e espaço para tomada de decisões”, descreveu.
Ainda segundo a deputada, a pauta é de extrema importância, principalmente por ser uma iniciativa do governo federal, que tem como objetivo atender as reivindicações dos técnicos que contribuem significativamente para o desenvolvimento do país. O projeto de lei ainda passará pelas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça.
Familiarizada com as atividades sociais, a deputada Flavia Morais trabalha para melhoria da qualidade de vida da população idosa, que cresce a cada ano no país, um fator positivo, mas preocupante em relação as condições de vida. Uma das propostas da deputada é a regulamentação da profissão de cuidador. É também de autoria da deputada o projeto que estabelece o prazo de 70 dias para que o SUS inicie os procedimentos de tratamento aos pacientes com câncer detectado.