Centrais alertam sobre eleições de domingo

Notícia postada em 24/10/2018

As entidades Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central da Classe Trabalhadora (Intersindical) estão publicando um alerta sobre as eleições deste domingo (28). O manifesto está sendo distribuído tanto na forma impressa, em folhetos, quanto nas redes sociais eletrônicas. O objetivo é pedir que os eleitores compareçam às urnas e escolham a proposta mais favorável aos trabalhadores e trabalhadoras.

“Existem dois projetos completamente diferentes em disputa. Nós apoiamos aquele que tem compromisso com a classe trabalhadora, que defende o diálogo, a geração de emprego, a garantia dos direitos sociais e trabalhistas, do seu 13° salário, de suas férias, da licença-maternidade, da saúde e educação públicas e de qualidade”, explica o manifesto.

Em seguida, o documento afirma: “O outro significa o fim de todas as nossas conquistas! Representa a intolerância e o passado. Um tempo em que a classe trabalhadora não tinha direito a nada.” E para encerrar, reforça: “Por isso, convocamos os trabalhadores e trabalhadoras a comparecerem às urnas no dia 28/10. O direito ao voto é também uma conquista nossa, resultado de muitas batalhas! Se você não vota, alguém escolhe por você!”.

Para facilitar o entendimento do leitor, as centrais sindicais lançaram algumas perguntas sobre temas específicos:

1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO
Você escolhe pela manutenção desse direito, garantindo um Natal com contas em dia, comércio a todo vapor movendo economia e gerando emprego ou o fim disso tudo?

2. FÉRIAS
Prefere a continuidade desse direito fundamental, conquistado com muita luta, ou o fim dele como querem os empresários?

3. APOSENTADORIA
Você quer manter o direito de se aposentar ou uma regra diferente que aumente a idade mínima e o valor da contribuição, fazendo você trabalhar até morrer?

4. CARTEIRA DE TRABALHO
Vota pela manutenção da carteira assinada com todos os seus direitos garantidos ou pelo fim da CLT?

5. SAÚDE
Você escolhe uma saúde pública, gratuita e de qualidade para todos ou ficar refém de planos privados, cobrando preços abusivos?

6. EDUCAÇÃO
Prefere mais escolas públicas abertas e vagas nas universidades ou salas de aula fechadas, sem merenda, com ensino a distância para crianças? E quem ficará com os seus filhos?

7. LICENÇA-MATERNIDADE
Vota pelo respeito e pela garantia dos 180 dias para mulheres ou a diminuição desse direito?

8. SALÁRIOS
Escolhe avançar na igualdade salarial ou simplesmente aceita que as mulheres ganhem menos?

Imagem: Freepik