Água para todos: Sintec-ES integra comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água

18/10/2017

O Sintec-ES é integrante do Comitê Capixaba do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) 2018, que será lançado nesta sexta-feira (20), das 9 às 13 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na ocasião, alguns temas serão discutidos, como o risco de privatização da rede de saneamento no Espírito Santo e as consequências para a população. Outra preocupação em evidência é o desgaste do Rio Doce (foto) e a situação das comunidades do seu entorno, que vêm sofrendo desde 2015 com o rompimento da barragem de Mariana (MG), monitorada pelo conglomerado Samarco/Vale-BHP.

Dezenove entidades integram o comitê e estão se mobilizando para questionar o 8° Fórum Mundial das Águas, que acontece em Brasília, em março de 2018, e é organizado pelo governo federal, por meio da ANA (Agência Nacional de Águas), com expectativa de reunir representantes de mais de 100 países para discutir o uso e gestão da água. O evento acontece a cada três anos. As edições anteriores, começando em 1997, foram em Marrocos, Holanda, Japão, México, Turquia, França e Coreia do Sul.

O objetivo do Fama é discutir propostas para intensificar a conscientização da utilização pública, democrática e responsável da água. As entidades querem combater as recentes investidas das multinacionais em mananciais, como, por exemplo, no Aquífero Guarani, a principal reserva de água doce da América do Sul, compreendendo os países Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Em território brasileiro, estende-se pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No próximo dia 25, será o lançamento internacional do Fama, em São Paulo, precedido por uma reunião com as organizações participantes, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Guararema (SP).

Integrantes do Comitê Capixaba do Fama 2018:

• APNS – Agentes da Pastoral Negra do Brasil e CDDH
• Associação Intermunicipal Ambiental em Defesa do Rio Formate e Seus Afluentes (Asiarfa)
• Brigadas Populares CJP/CEA/ANEC
• Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal (CDU)
• Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc)
• Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes)
• Federação Nacional dos Urbanitários (FNU)
• Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e dos Serviços Públicos
• Grupo Comunidade em Ação de Vila Velha (resgate do rio Aribiri)
• Movimento de Moradia de Colatina (Movasse)
• Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)