Receita lança novo aplicativo para declaração de IR 2015

12/01/2015

A Secretaria da Receita Federal lançou nesta segunda-feira (3) o programa “Rascunho”, que permite ao contribuinte começar, desde já, a preencher sua declaração de Imposto de Renda deste ano, bem antes do lançamento do programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2015), que só ocorrerá em março de 2015.

A novidade não altera as regras da declaração de renda da pessoa física, que continuam as mesmas. O contribuinte deve continuar guardando seus recibos durante cinco anos.

O programa pode ser usado tanto pelos contribuintes que declaram o IR pelo formulário completo (que permite abater gastos com dependentes e médicos) quanto por quem usa o modelo simplificado, com os descontos padrão.

Por meio do formulário, o cidadão poderá inserir informações sobre operações e pagamentos – que interessam ao Fisco, pois geram rendimentos e deduções – realizados desde o início deste ano e durante os próximos meses de 2014. Recebimento de aluguel, compras e vendas de imóveis ou carros, bens de direito, são alguns exemplos.

O aplicativo deverá ser disponibilizado on-line nesta segunda-feira e poderá ser baixado para computadores de mesa e aparelhos móveis pelo site da Receita Federal ou na loja de aplicativos para a declaração relativa ao ano-calendário 2014.

Os dados ficarão disponíveis até 28 de fevereiro. No dia 1º de março, quando começa o período da declaração, o programa não estará mais disponível, mas os dados poderão ser transferidos para a declaração. De acordo com a Receita, cada contribuinte vai precisar criar uma palavra-chave para ingressar na aplicação e garantir a segurança dos dados.

O aplicativo também pode facilitar a declaração dos profissionais liberais, que têm recebimentos mensais.

Fonte: Portal Brasil