9º Setec recebe inscrições e anuncia programação

12/01/2015

As inscrições estão abertas para o 9º Seminário dos Técnicos Industriais (Setec), que acontecerá, de 12 a 14 de novembro, no auditório do Centro de Educação Física e Desporto da Ufes. O evento será realizado dentro da programação da 11ª Semana Estadual de Ciência e tecnologia e conta com participantes de todo o País.

No primeiro dia do evento, a palestra “Pesquisa sobre Eletricidade Atmosférica”, com o pesquisador Miguel Adrian Carretero, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (SP), acontecerá às 14 h, na Ufes, e, às 19 h, no Ifes (Jucutuquara). Nos dois horários, as palestras são seguidas de debates com os participantes.

No dia 13, a partir das 8 h, acontece o Seminário “Dialogando sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio)/ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”. Diversos casos de participação social nos ODM serão relatados, assim como será trabalhada a agenda para 2015/2016 com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Também estão confirmados representantes do Movimento Nacional Cidadania e Solidariedade, que comemora 10 anos de atuação e discorre sobre o tema “Avanços e Desafios para os ODS/2016-2030”. O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, falará da experiência do município com o prêmio “Boas Práticas ODM na Gestão”. O presidente da Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo), Dalton Perim, falará da perspectiva dos municípios nos ODS. Para encerrar, o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducate, falará sobre a contribuição da academia em projetos para os municípios.

À noite, a partir das 19 h, começa a plenária com o tema “Igualdade de Gênero e Valorização da Mulher”. O primeiro subtema será “Assédio Moral e Valorização da Mulher, Uma Experiência da Fisenge”, com o Coletivo de Mulheres da Fisenge, contando como mediadora a engenheira química Simone Baía Pereira Gomes. “Assédio Moral e Reflexo na Saúde Mental da Mulher” será o próximo subtema, com a psicanalista Denice Silva. Para fechar, será desenvolvido o subtema “Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”, com a Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes), Edna Calabrez. Após as explanações, haverá debate.

No dia 14, acontece, em dois módulos, das 9 h às 12 h e das 13 h às 15 h, o Minicurso em Engenharia Submarina – Off Shore, com o especialista no tema, Geraldo Pinto Rodrigues, representante da Consultoria e Soluções em Engenharia Submarina (CSSub).

Às 16 h, será exibido o documentário “Privatizações – A Distopia do Capital”, de Sílvio Tendler. Em seguida, o debate sobre o filme será mediado pelo presidente da Fisenge, Clóvis Nascimento.

No Ifes (Jucutuquara), às 19 h, acontece a palestra “Consultoria e Soluções em Engenharia Submarina”, com Geraldo Pinto Rodrigues. Em seguida, debate com os participantes.

Realização e apoio

A realização do evento é do Sindicato dos Técnicos Industriais no Espírito Santo (Sintec-ES), Núcleo ODM/ES, 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e PNUD, com o apoio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Petrobras, Eletrobras/Furnas e Sebrae.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Sintec-ES. Ao clicar no banner do evento, o internauta pode preencher o formulário. Quem não tem acesso à internet, pode se dirigir à sede do sindicato, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 280, sala 204, Edifício Praia Center, Praia de Santa Helena. Mais informações: 3325-0598 e 3345-3005. Horário de atendimento: 9 h às 18 h.

Notícia postada por:

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE