VOCÊ ESTA LENDO 23 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS

23 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS

Notícia postada em 22/09/2020

DIA DO TÉCNICO INDUSTRIAL
Por que comemorar?

Durante a evolução da humanidade, os povos descobriram que homenagear pessoas, feitos históricos, grandes descobertas, enfim, entre tantas outras coisas, era um ato não só saudável para própria humanidade como até necessário para não deixar esquecer tantas coisas que, enfim, contribuíram para a compreensão do significado do que é viver e desenvolver.
Foi assim que aprendemos a comemorar o Natal, o descobrimento dos continentes, de medicamentos imprescindíveis para salvar vidas… E assim por diante. Lembrar datas importantes nos remete ao tempo passado, mas nos situa no tempo presente e abre perspectivas para o tempo futuro.
No dia 23 de setembro de cada ano é comemorado o Dia do Técnico Industrial. A data passou a ter essa importância quando o presidente interino da República, José Alencar, na época em que o presidente era Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.940, ano 2009, no artigo 2º, estabeleceu o dia 23 de setembro, como o dia do técnico, quando fazia 100 anos da criação das primeiras escolas de “aprendizes artífices”, que mais tarde, com o desenvolvimento do ensino e da atualização das leis, passaram a ser denominados de profissionais técnicos industriais.
A atuação desses profissionais abrange todas as áreas industriais, como Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mineração, Química, entre outros. É uma profissão decisiva no desenvolvimento de sistemas e projetos, desde os mais simples até os mais complexos, como acontece aqui no Estado do Espírito Santo. Os técnicos industriais atuam em pequenas e médias empresas no âmbito regional, como também em companhias de vulto internacional como a ArcelorMittal Tubarão (antiga CST), Vale, Fíbria (antiga Aracruz Celulose), Samarco Mineração, entre outras.
Contudo, deve-se frisar a importância desses profissionais não tão-somente em suas áreas específicas de atuação profissional, como também no exercício de sua cidadania e patriotismo. Junto com o desenvolvimento do ensino e das leis, os técnicos industriais de todo o país se entrelaçaram na luta para as melhorias de vida da categoria, seja constituindo sindicato, federação e confederação de técnicos, seja na própria atividade da educação, onde se formam os técnicos industriais. Por isso, atuam intransigentemente em defesa da educação pública e de qualidade, principalmente nos Institutos Federais de Educação, antigas Escolas Técnicas, que formaram e ainda formam profissionais de grande valor humano e técnico, como também escolas particulares com o mesmo objetivo.
A diretoria do Sindicato dos Técnicos Industriais do ES – Sintec-ES, que neste ano completou 32 anos de fundação, se sente parte dessa história de lutas, conquistas, algumas derrotas temporárias, mas acima de tudo, de luta com abnegação pelos direitos plenos da sua classe que com muito orgulho se declara: técnicos industriais.

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE