22 de março, Dia Mundial da Água

22/03/2016

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 o Dia Mundial da Água tem como objetivo principal proporcionar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema da crise hídrica. De toda água do planeta Terra, apenas 2,4% é doce, e desse percentual só 0,02% estão próprias para consumo. Segundo a ONU a previsão é que em 2050, cerca de 45% da população não terá o mínimo necessário de água.

 

 

A situação da água no Espírito Santo se agravou muito em 2015 após o crime ambiental envolvendo as empresas Samarco e Vale. O rio Doce que abastece 11 cidades no estado foi destruído, a lama chegou a 150 quilômetros quadrados de extensão e acabou com a biodiversidade, além de tornar a água imprópria para consumo. Estima-se que será preciso, no mínimo, 50 anos para revitalizar o rio Doce, que também banha diversas cidades de Minas Gerais, onde aconteceu o desastre, e que estão sofrendo com a situação.

 
É necessário que as empresas assumam  responsabilidade social e ambiental para que desastres como o de Mariana-MG não aconteçam mais. A Declaração Universal dos Direitos da Água garante  em seu artigo 1° que “A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”. Sendo assim, as grandes instituições, que tanto se utilizam desse recurso devem ter a consciência de preservá-lo.

 

lamasite

Rio Doce em Linhares-ES, 4 meses após desastre ambiental
Notícia postada por:

FACEBOOK

FAÇA PARTE

FENTEC
CUT
CFT

SINDICALIZE-SE